segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário),
equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Hoje, meu post é para todas nós mulheres, que lutamos e buscamos nossos ideais, e que a cada dia conquistamos um pouco mais desse mundo, que por anos foi bem mais desigual. Claro que ainda não atingimos o idel de igualdade, mas temos que festejar todos os direitos que conquistamos até hoje e sei que conquistaremos muito mais espaço. Parabéns a todas nós mulheres.
Aqui no trabalho está tendo um evento com debate "Eu gosto de ser - Elogio à diferença" com a jornalista Tânia Carvalho, com a participação da atriz e cantora Zezé Mota, da advogada e especialista na área de violência contra a mulher, Leila Linhares, entre outras mulheres incriveis que ocupam um lugar de destaque em suas carreiras.
Eu não pude ficar muito no debate, mas dei uma passada rápida lá pra ouvir um pouco sobre isso e estava bem legal, um debate muito interessante sobre violência doméstica. É absurdo o número de mulheres que são espancadas por seus maridos e na maioria dos casos não prestam queixa e assim os "ogros" continuam a agredi-las... enfim... Mais tarde haverá a apresentação do coral da empresa também, geralmente é bem legal
eu acho super legal.
Bom meninas, fico por aqui e mais uma vez, parabéns a todas nós
Bjks

2 comentários:

Obrigada por deixar um recadinho!!