quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hoje não é o meu melhor dia

Bom dia,
Daí que hoje não estou nos meus melhores dias. Não sei definir, mas sei que não tá bom.
Ontem saí do trabalho e fui direto pra casa dos meus pais. Meu marido saiu mais cedo do trabalho e foi pra lá antes de mim e nos encontramos lá.
Depois de algum tempo fui lá pra casa do meu avô. Assim que cheguei, não o vi, pois ele estava deitado, voltei na casa da minha mãe pra tomar um remédio de dor de cabeça pra variar e voltei. Quando eu voltei, minha mãe pediu pro meu avô ir pra sala... e é aí que começa.
Vamos do começo...
Meus pais sempre foram pessoas batalhadores, de muito caráter, justos e solidários acima de tudo. Fazem tudo por todos, sempre foram assim. Eles moram na mesma rua que meus avós que já são idosos e teimosos, o que é um grande problema.
Minha mãe faz tudo que pode pra poder ajuda-los, não só minha mãe mas meu pai também. Todos os cuidados que eles precisam ter, são dados pelos meus pais.
Minha avó tem uma saúde bem estável, está sempre com a pressão muito boa, com todos os exames em dia, tudo controlado. O maior problema da minha avó é a coluna, que parece ter mudado de posição, o que faz com que ela não tenha mais uma postura ereta, anda bem encurvada e pra completar tem uma espécie de esporão na sola dos pés que a machuca e atrapalha ela a andar. Anda com bastante dificuldade, mancando muito, já um andar senil. Meu avô passou por algumas internações, cirurgias e desde então não tem andado tão forte como sempre foi, está fraco.
Mesmo estando bem debilitados, tinham mania de sair sozinhos, ir ao banco, no centro da cidade, o que deixava a todos preocupados pois no mundo de hoje com a violência do jeito que está, não é bom dois idosos andando pra lá e pra cá. Pra nós que somos mais jovens já é perigoso, imaginem pra eles... enfim
Nas últimas semanas, eles não têm saído, ao menos meu avô... minha avó vai na rua comprar jornal, ir no mercado e cisma de trazer bolsas ou aquele carrinho de feira pesados. Isso já gerou várias brigas porque alguns vizinhos iam falar com meus pais ou minha tia que ela não podia carregar aquele peso. Ora eles sabem disso... ela quando passa pra ir na rua, passa meio que escondida, niunguém vê ela passando nem indo nem vindo, mas sempre tem algum fofoqueiro de plantão. Minha mãe sempre que pode dá uns foras nesses intrometidos, que por sinal devem ter a mesma idade e se acham mais fortes..
Meu avô levou alguns tombos, o que é perigoso na idade dele, só que no último tombo, que foi semana passada, ele estava sozinho em casa pois minha avó tinha saído pra comprar jornal. A medida que ele caiu ele não conseguiu se levantar e ficou esperando por ela sentado no meio do quintal. Neste dia, meu pai o levaria ao médico e quando ele chegou para levá-lo viu o estrago do tombo. Ele se machucou no rosto, bem perto do olho, em uma das mãos e na barriga. Quando a minha mãe me falou por telefone, fiquei assustada, mas não podia imaginar como havia sido. Meus pais vão lá todos os dias pra cuidar e limpar os machucados.
Ontem o que vi foi uma pessoa muito debilitada. Andando com muita dificuldade, a todo momento amparada por outras pessoas, que as pernas não conseguem sustentar seu corpo sozinhas e com machucados grandes que foram consequência de um tombo, com uma voz muito senil e fraca. Assim estava meu avô. Gente não tem tanto tempo que não o vejo, acho que o vi há 2 semanas, sempre vou na casa dele quando vou pros meus pais. Me doeu, me deixou muito triste ver como está meu avô. Não demonstrei em nenhum momento o que estava sentindo mas por dentro eu estava um caco.
O que mais me preocupa neste momento é que ele vai fazer outra cirurgia, não sei ao certo, mas acho que no próximo dia 18. E fiquei me perguntando. Como? Como ele vai reagir a esta cirurgia? Nem sei ao certo o que será feito, sei que os rins dele não estão com um funcionamento normal e teve uma sequela de um câncer na próstata que teve há uns 2 anos atrás. Quando fui embora pra minha casa, passou um filme na minha cabeça. Me perguntei inúmeras coisas e claro fiquei sem resposta. Me deu um pavor. Fui muda toda a viagem até minha casa, e quando cheguei (para minha irritação não tinha luz "dormi" no calor... sorte que chover e refrescou um pouco) tomei um banho e fui direto dormir. Tive sonhos horríveis a noite inteira, não gosto quando tenho o tipo de sonho que tive hoje porque geralmente são sinais, sinais de coisas ruins prestes a acontecer, sempre foi assim e acho que sempre será. Quando eu acordei hoje pra vir trabalhar, não estava bem. Estava mais cansada do que nunca e com uma sensação horrível dentro de mim. Me perguntei novamente se os sonhos não seriam as respostas dos questionamentos que eu havia feito ontem. E sinceramente espero que não. Não consigo parar de pensar neles, por mais que eu tente.
Gente, vou ficar por aqui, escrevi demais pra variar..rs mas se eu não colocasse um pouco pra fora, não sei, iria explodir... ainda tem muito guardado, mas prefiro neste momento manter assim. Deixar este sentimento quieto será muito melhor neste momento... e vou rezar, pedir muito muito a Deus para que tudo corra bem e que dê forças a todos nós e principalmente ao meu avõ pra sair dessa bem e com saúde.
Bjks

2 comentários:

  1. Ai amiga estarei orando por seu avô viu, se Deus quiser tudo vai correr bem.bjs

    ResponderExcluir
  2. AH!!!! Até que enfim posso voltar a comentar aqui, tava me dando uma agonia pq apenas o seu blog eu~não conseguia comentar!!! =(
    Recebeu meu e-mail??
    É eu sei que ficamos muito triste qd acontece alguma coisa na nossa família, mas seu avô apesar de tudo é muito forte, e vai se sair bem!! vamos rezar muito sempre!!!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho!!